WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento via Whatsapp
Oi, Como posso ajudar?

Com qual freqüência devo mandar meu pet para o banho?

Com qual freqüência devo mandar meu pet para o banho?

Escrito por: Meu Cantinho Pet

Se você convive ou já conviveu com um animalzinho de estimação, certamente já se deparou com o seguinte dilema: Banho!

“Quantas vezes por semana? Em casa ou no pet shop?…” e pensando nisso, selecionamos as mais recorrentes dúvidas relacionadas à higiene do seu pet, para esclarecer. Priorizando é claro, a saúde do animal.

Cachorros

Para os cachorros, devemos sempre considerar sua pelagem; ela irá determinar tudo!

Se o pet apresentar pelagem curta, o banho pode tranquilamente ocorrer uma vez na semana, sendo que, por consequência, ele se secará completamente em menos tempo. Mantendo assim, um pelo mais sedoso, e a pele do animal mais saudável  –sem propensão à fungos e bactérias (que preferem se instalar e proliferar em espaços úmidos).

Em contrapartida, os cachorros de pelagem mais longa e/ou densa, devem preferivelmente tomar banho cada 10 ou 15 dias, justamente para evitar parasitas e doenças de pele  –as quais os animais de pelo longo já estão mais expostos naturalmente, por consequência da maior concentração de umidade.

Gatos

Os felinos possuem uma fama bastante comum tratando desse assunto polêmico;  Então, sentenças como “Gatos odeiam banhos”, ou “Gatos não precisam de banhos, pois já tomam sozinhos” são divulgadas há gerações. Mas até qual parte isso é de fato verídico?

A maior parte dos gatos do nosso país, infelizmente, tem acesso direto à rua. Fato que, consequentemente acabam se sujando e até mesmo machucando. E por isso, o banho periódico pode ser uma boa ajuda ao bichano!

De fato, os felinos não necessitam de banhos como os cachorros. Justamente por serem naturalmente muito higiênicos e adaptáveis à independência, os gatos conseguem banhar se perfeitamente com a língua áspera que possuem.

Porém, se o seu bichano realmente é exposto às situações citadas acima, um banho mensal pode ajudar a identificar parasitas (como pulgas), e localizar machucados que passariam despercebidos com o pelo seco.

Banhos no Pet Shop

Se levarmos em consideração a possibilidade de um pacote de banhos no pet shop  –sendo ele semanal, quinzenal ou mensal, a probabilidade do seu animalzinho se manter saudável também aumenta consideravelmente!

Depois de escolher um pet shop bem recomendado, e de confiança, os aparelhos lá utilizados para a secagem vão manter seu pet seco mais rapidamente e com mais facilidade, mantendo o menos tempo molhado, diminuindo o estresse que pode ser causado com o barulho do secador, e gerando assim, uma saúde melhor para a pele e pêlo do bichinho.

Esses banhos podem ocorrer semanalmente em todos os casos  –sendo pelo curto ou não, justamente pelas razões citadas acima; Mas lembre de se manter sempre presente e atento aos sinais que o seu pet emite sobre como ele se sente naquele ambiente (que para alguns animais, gera muito estresse. Tanto pela confusão de odores, quanto pelo barulho). Preze sempre pela saúde do pet!

Qualquer shampoo pode ser usado?

Não! Os shampoos dedicados aos humanos possuem um PH muito alto para a pele sensível de um animal. Sendo assim, os shampoos para pet se dividem em 3 categorias principais

  • Para pelagem mais clara /branca, onde haverá o tratamento em partes escurecidas ou amareladas, deixando as tonalidades mais uniformes.
  • Para pelagem mais escura /preta, realçando assim, o brilho.
  • E também há shampoo especial para os animais que necessitam de tratamentos mais específicos  –como queda de pelo, sarna, parasitas, pele mais irritável, e odor mais sensível.

Add Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *