WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento via Whatsapp
Oi, Como posso ajudar?

As unhas do seu pet também precisam de cuidados!

As unhas do seu pet também precisam de cuidados!

Escrito por: Meu Cantinho Pet

Assim como os seres humanos devem sempre manter as unhas higienizadas, e em um comprimento que não interfira de maneira negativa na rotina, os animais também devem! Mas, justamente por serem praticamente inteiramente dependentes de nós, devemos sempre estar presente e ciente da necessidade do pet.

“Quantas vezes devo cortar a unha do meu pet?”, “Devo cortar ela sozinho?”, “Quais os malefícios de não cortar?…” Calma! Separamos os questionamentos mais freqüentes acerca dessa temática, para que sejam esclarecidas hoje.

  • Quantas vezes as unhas do pet devem ser cortadas.

Isso se da á diversas situações; por exemplo, onde seu animal vive e qual a rotina ele costuma levar.

Por exemplo, se é um animal adepto a passeios diários, e longos, o próprio solo causa o desgaste das unhas, assim, o corte no Pet Shop torna se dispensável, podendo ocorrer apenas mensalmente, ou quando você sentir necessário.

Em contrapartida, se for um animal que vive em casa, no piso comum aos humanos, as unhas devem ser cortadas semanalmente, ou quinzenalmente – dependendo do peso do animal, da velocidade do crescimento das unhas, e até mesmo se o animal possui alguma doença relacionada as articulações e equilíbrio.

  • Quem deve ser responsável por realizar o corte da unha do animal.

Tratando desse tópico delicado, sempre opte por um profissional.

Mesmo que se trate de um assunto sem muito alarde popular, as unhas dos animais é um assunto bastante sério. Existem vasos sanguíneos e terminações nervosas que estão muito próximas a “ponta” da unha, ou seja, onde deve ser cortada.

Se as unhas forem cortadas de maneira errônea, esses vasos e nervos podem ser interrompidos, causando extrema dor no animal. Por isso, é mais sensato que um profissional realize esse corte (especialmente se as unhas do seu pet forem escuras), pois além de utilizarem dos materiais corretos (um cortador de unha específico, que pode ser do tipo alicate ou guilhotina, do tamanho adequado para cada porte), os profissionais já possuem inúmeras táticas e experiências.

Entretanto, se por alguma razão, você queira realizar esse corte sozinho, existem 4 dicas essenciais para te auxiliar:

  1. Se o seu pet ainda for filhote, o habitue desde já a receber esse cuidado periodicamente. Dessa maneira, ele não se sentirá ameaçado ou agitado antes do ato; facilitando para você, se for cortar sozinho.
  2. Mantenha seu animal no colo, envolvido cuidadosamente em algum pano, como uma toalha ou uma manta; dessa maneira, ele se sentirá mais seguro e se por ventura se estressar, não conseguirá te machucar.
  3. Corte sempre aos poucos, e com intervalos; sendo assim, você corre menor risco em machucar o animal, e também terá uma maior noção da quantidade que precisa ser cortada de fato, e também vai adquirir mais prática de como manusear o cortador.
  4. Depois de cortar as unhas, o presenteie com brincadeiras, ou petiscos. Pets são muito associativos, e consequentemente irá associar o corte das unhas com algo agradáveis, tornando assim, as próximas vezes mais tranqüilas.
  • Os malefícios de não realizar o corte periódico das unhas.

Interfere diretamente no modo de pisar do animal, podendo causar deformidades (problemas posturais, e de articulação), dor, desconforto, escorregões, e até machucados – pois, se muito longas, as unhas “entortam” de maneira que se tornam um “C” invertido, entrando nos dedos do animal novamente, machucando profundamente, o que pode levar a infecções sérias.

Se as dicas forem seguidas, você obterá sucesso; Não se preocupe. Seu animalzinho se manterá saudável. Lembre se que a melhor dica será sempre sobre disponibilidade! Esteja disponível a ler os sinais que o seu pet te manda, e assim, você vai ter a sensibilidade necessária para perceber quando ele precisa de cuidados especiais.

Add Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *